Grupo de voluntários realiza ações junto às comunidades de Brochier e Maratá. FOTO: Prefeitura de Maratá

Voluntariado. Missão Calebe envolve pessoas em palestras e outras ações

Com espírito aventureiro, jovens estão alojados em igreja em construção

Um grupo de cerca de 25 voluntários – e que cresce para mais de 30 durante os finais de semana – está realizando uma série de atividades em Maratá e Brochier. As ações fazem parte da Missão Calebe, um projeto de voluntariado da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que iniciou dia 19 e segue até o dia 31. Os jovens participantes são alunos da Escola Adventista de Esteio e também voluntários de outras cidades. A partir de hoje até segunda-feira, o projeto proporcionará uma série de palestras que serão realizadas sempre às 19h30min, na Sociedade Cultural Esportiva de Maratá.

A atividade desta quarta-feira será um curso de culinária saudável. Já amanhã haverá uma palestra com dicas para deixar de fumar. Na sexta-feira e no sábado, o assunto a ser debatido com participação de uma psicóloga será saúde mental. “Como enriquecer ganhando um salário mínimo” será o tema da palestra de domingo e, fechando a programação, segunda-feira haverá um encontro para se tratar sobre relacionamento familiar.

De acordo com a voluntária Verônica Schneider Röder, a programação é aberta e não se restringe a marataenses. “Todos os munícipes de Maratá e Brochier ou quem estiver perto pode participar”, garante. Ela conta que outras atividades estão sendo realizadas e cita como exemplo a do último sábado. “Foi feita uma campanha de abraço grátis, que era realmente para mudar um pouco o clima do dia a dia, para animar as pessoas”, conta. Ontem, o grupo realizou visita ao asilo São João, de Brochier.

“Basicamente, o objetivo da Missão Calebe é servir a comunidade em todos os âmbitos que forem necessários”, destaca Verônica. Responsável pela realização da Missão Calebe em Maratá e Brochier, Wyllie Porto Barbosa diz que Brochier e Maratá foram escolhidas após o grupo conhecer a região e as considerar cidades simpáticas. Durante o voluntariado, os jovens ficam numa igreja em construção às margens da ERS-411.

Para Wyllie, o voluntariado é um método educativo que visa criar uma mentalidade de solidariedade. “Buscamos o espírito de sempre ajudar alguém”, destaca. Conforme ele, a comunidade tem se mostrada bastante receptiva com as atividades propostas pelo grupo.

Ação em Montenegro
Em Montenegro, cerca de 20 jovens participam da Missão Calebe. Pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Diego Rodrigo Moraes Albuquerque diz que o grupo chegou à cidade no dia 19 e ficará até 3 de fevereiro. Nesse período serão realizadas diversas ações, como ocorre em Brochier e Maratá. Ontem, o grupo visitou asilos e realizou serenatas.

Diego salienta que em Montenegro também ocorrerão diversos cursos e palestras ao longo dos dias. De hoje até sexta, às 19h30min, irão ocorrer encontros e depois, de 28 até 2 de fevereiro, no mesmo horário, também acontecerão cursos e palestras. Palestras sobre saúde, aulas de pilates e curso de artesanato fazem parte da programação. As atividades são na Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada na rua Menino Deus, 243. Quem quiser mais informações sobre essas ações pode entrar em contato com Diego pelo celular 9 8145-9971.

Deixe seu comentário