A equipe de colaboradores da Ótica Rönnau oferece atendimento diferenciado para manter a fidelidade dos clientes

A semana que antecede o Natal traz expectativas positivas para as lojas de Montenegro. Isso porque os consumidores estão recebendo a segunda parcela do 13º salário. Para garantir que o público tenha onde empregar o “dinheirinho” extra, as empresas apostam no conhecido slogan “a propaganda é a alma do negócio”. Com os estoques abastecidos, os empresários também oferecem atendimento diferenciado para atrair aqueles compradores que, como todo bom brasileiro, acabam efetuando suas compras somente às vésperas do feriado.

A gerente Janaina Castro está otimista em relação
à última semana de vendas antes do Natal

A gerente da Loja Radan, Janaina Castro de Araújo, relata que as vendas do mês de dezembro, até o momento, estão dentro do esperado, mas a previsão, para os próximos dias, é de aumento. “A maioria das pessoas usa a primeira parcela do 13ª salário para pagar contas e a segunda para fazer compras. Geralmente a partir do dia 20 dá um grande aumento no volume de vendas”. Para garantir que o consumidor saiba onde investir seu dinheiro, a loja divulga seus produtos nas redes sociais, jornais e também em veículos de som. Segundo Janaina, o uso dessas ferramentas de divulgação assegura resultados satisfatórios. Além disso, a loja utiliza recursos como ampliação do parcelamento das compras para garantir que o cliente não saia de mãos vazias.

Na loja Tottal, Diani dos Reis promete facilidades na
abertura de crediário para garantir boas vendas

Para a gerente da loja Tottal, Diani Carol dos Reis, Natal é época de comprar presentes e, por isso, a empresa oferece desde itens para o Amigo Secreto até uma linha variada de produtos para casa, camping e brinquedos. “Temos variedades de itens para atender a necessidade de cada consumidor”, reitera.

Outro diferencial da loja, segundo a gerente, é o sistema de cadastramento do crediário. “As pessoas não precisam trazer comprovantes de renda e residência, basta apresentar CPF e RG e, já na primeira compra, podem parcelar o valor, sem entrada”, explica. E para garantir que o retorno do cliente ocorra em breve, a loja dá bônus. A cada R$ 100,00, o consumidor ganha R$,20,00 em desconto para ser usado na próxima compra.

Armações de óculos incrementam vendas de Natal

Setor alimentício também sente os
reflexos da chegada do 13º salário

Outro ramo do comércio que espera lucro acima do contabilizado nos últimos anos é o de ótica e joalheria. Para José Francisco Massena, proprietário da Rönnau, em 2017 o fantasma da crise política e financeira enfrentadas no país parece ter dado trégua para os consumidoros, pois estes voltaram a comprar. “A gente percebe que melhorou e está evoluindo a cada dia que passa”, observa.
Neste segmento, o empresário destaca que os produtos mais procurados são os óculos de sol, relógios e jóias. Mas, nos últimos anos, as armações de grau conquistaram espaço próprio. Muita gente usa parte do salário extra para trocar de óculos ou para presentear amigos e familiares com uma peça diferenciada.

Otimista em relação às vendas, José conta que, todo final de ano, a estrutura física da loja passa por algum tipo de melhoria visando agradar a clientela. Além disso, reforça o estoque e motiva seus colaboradores a receberem os clientes em um clima ainda mais especial, “O bom atendimento tem que ser mantido o ano todo, mas nesta data é preciso redobrar a atenção, pois aumenta o fluxo de clientes na loja e é preciso dar a mesma atenção a todos”.

Massena usa a mídia para mostrar aos clientes todos os atrativos da loja. Assim, a empresa já conquistou diversos consumidores de outros municípios, inclusive de cidades maiores, como São Leopoldo.

“Trazer novidades é fundamental para o sucesso das vendas”
A loja de produtos alimentícios Doces da Vovó é bastante procurada por aquelas pessoas que aproveitam o período natalino para gerar uma renda extra. Lá são encontrados diversos produtos usados na fabricação de chocolates, doces e outras guloseimas que chamam a atenção pela estética e pelo sabor. Por isso, a proprietária da empresa, Silvani Cristina Kranz, afirma que o sucesso das vendas está atrelado às novidades ofertadas na loja.

Segundo Silvani, as vendas deste ano já superam os números de 2016, mas há esperanças de que, com a chegada da última parcela do 13º, melhore ainda mais. Silvani também comenta que as “lembrancinhas” são itens de grande procura daqueles que querem demonstrar um gesto de carinho sem desembolsar muito dinheiro. As bolachas de Natal, com motivos variados, costumam atrair muitas pessoas ao local.

Lojista espera vender 20% mais neste final de ano

Isaias Alves, da Deltasul, está seguro de
que a segunda parcela do 13º salário vai
ser usada para compras no comércio local

Os montenegrinos estão indo às compras, afirma satisfeito o gerente de uma das lojas Deltasul instaladas na cidade. Isaías Alves é otimista e projeta aumento de 20% nas vendas deste final de ano, na comparação com o ano anterior. Tanto otimismo é justificado pela oferta de produtos variados para todos os públicos e bolsos, afirma o administrador.

O que já estava bom tende a melhorar nesta semana. Além da entrada de mais dinheiro em circulação, o calor está colaborando com a venda de produtos de ventilação e climatização. Contudo, o que vem liderando a procura na loja são os telefones celulares, seguidos pela linha de móveis.

Para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos, a empresa oferece condições de parcelamento com pagamento da primeira prestação em fevereiro de 2018. O que também chama a atenção são as ações realizadas na porta do estabelecimento, com a presença de palhaços e locutores. “Ações com palhaços e locução fazem a diferença. O pessoal gosta do clima de festa”, afirma Isaias.

A grande variedade de produtos
promete fazer a diferença na Brincasa

Samuel da Silva mantém a visão otimista dos demais dirigentes do comércio. O gerente da Brincasa relata que a loja analisou o mercado para poder oferecer produtos diferenciados que atraiam os montenegrinos. Mas o importante, na visão dele, é conquistar pelo diferencial de recepção, “Acima de tudo, focamos nas pessoas, elas são nosso principal objetivo”, enfatiza o funcionário.

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