O governador José Ivo Sartori sancionou, nesta terça-feira (08), a Lei que institui a Rota Turística do Vale do Caí. O projeto é de autoria do deputado estadual Tiago Simon (PMDB) e foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa em 27 de março.

O objetivo da criação da rota é desenvolver de forma sustentável o potencial turístico da região e ampliar a produção local. São 19 municípios que fazem parte da rota: Alto Feliz, Barão, Bom Princípio, Brochier, Capela de Santana, Feliz, Harmonia, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Pareci Novo, Salvador do Sul, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Tupandi e Vale Real.

Estão inclusas na nova rota a Rota Caminho das Velhas Colônias e a Rota Sabores e Saberes, além de atrativos como o Túnel de Linha Bonita, em Salvador do Sul, e a Estrada do Rio Branco, primeiro caminho de tropeiros ligando o porto de São Sebastião do Caí à Serra Gaúcha.

Também estão contemplados na lei cascatas, morros, matas, reservas e parques ambientais e monumentos que integram o Patrimônio Histórico e Cultural de âmbito nacional, estadual e municipal.

Deixe seu comentário