A semana teve dias agitados na área policial. Começamos o resumo pelo mistério que mobilizou a região na quarta-feira. Na madrugada, um cadáver foi encontrado carbonizado sobre uma pilha de lenha, na localidade de Rincão São Bento, em Brochier. Ele foi identificado como David Moreira, 21 anos, morador de Novo Hamburgo. A Polícia ainda investiga o caso.

Na noite de terça-feira, Luiz Pereira, de 67 anos, morador da Feliz, perdeu a vida em um acidente de trânsito. O fato ocorreu próximo ao Parque Municipal da cidade, por volta das 20h, quando seu veículo Gol chocou-se com um caminhão Scania.

Ainda na área policial, tivemos a prisão de um dos suspeitos de participar de um roubo de R$ 50 mil a pedestre, em novembro passado. O dinheiro era a renda de um posto de combustíveis da cidade, e estava sendo levado ao banco para depósito.

Outro fato que chocou a cidade foi o relato de uma vítima de estupro. No último domingo, durante 5 horas, a mulher foi agredida, violentada e ameaçada de morte pelo ex-companheiro. Ela tem 40 anos, é moradora da grande Timbaúva e teve a identidade preservada. A vítima conseguiu fugir do agressor e denunciá-lo para a polícia. Agora, ela quer que sua história ajude a evitar que outras mulheres passem pelo que ela enfrentou.

Já o empresário José Valmir D’Ávila saiu da prisão no final de dezembro, onde ficou por quase cinco meses. Ele havia sido preso no dia 9 de agosto do ano passado, na segunda fase da Operação Ibiaçá. José Valmir deixou a cadeia graças a um habeas corpus.

Na política tivemos o anúncio de que a vereadora suplente e presidente do PSD Mulher de Montenegro Kellen Mattos é a nova diretora de Habitação e Regularização Fundiária, da secretaria de Obras do Estado. Segundo Kellen, o convite partiu do secretário Fabiano Pereira, devido ao trabalho realizado em Pareci Novo.

Na economia, duas boas notícias. A primeira vem da colheita da uva na região. Apesar de essa ser uma safra menor, os frutos estão agradando pela doçura. Outra novidade é que a CTIL Logística anunciou a vinda de uma unidade para Montenegro. A empresa é especializada na gestão e operação da cadeia logística de containers. As operações devem iniciar nos primeiros meses.

Boa notícia também no trânsito! Após a Empresa Gaúcha de Rodovias assumir o trecho urbano da RSC-287, a rodovia já ganha atenção das autoridades. Serviços de manutenção foram feitos essa semana. A construção de nova camada asfáltica também já está em estudo. A execução, entretanto, depende de haver recursos no caixa da EGR.

A semana também foi de polêmica. A notícia de que os vereadores Cristiano Braatz e Talis Ferreira protocolaram a intenção de elaborar um projeto de lei para proibir o uso de fogos de artifício com barulho na cidade agradou alguns e desagradou outros tantos. O assunto promete muito debate até a decisão final.

Notícia ruim para quem pretendia se refrescar no Baixio nesse verão. Com água imprópria para banho, sem salva vidas e sem a presença de ecônomo que administrava o local, a área não deve ser utilizada.

Na região, o final de semana será de adrenalina! O Parque Municipal Cascata Vitória, em Maratá, terá rapel junto ao paredão de 30 metros ao lado da queda d’água. No sábado, as descidas ocorrem a partir das 14h e, no domingo, a partir das 9h. O evento é aberto ao público e custa R$ 40,00 por pessoa.

E tivemos mudanças na saúde pública na região. Em Pareci Novo, a secretaria de Saúde e Assistência Social informou que, de 15 a 30 de janeiro, a farmácia da Unidade Básica de Saúde do Centro estará fechada do meio-dia às 13h30min em razão de férias dos servidores. As especialidades de nutrição, psicologia e fisioterapia, que também estão em período de férias, voltarão a ter atendimento e agendamento normal a partir do próximo mês.

Já em Maratá, a secretaria municipal de Saúde informou que os resultados dos exames do PSA, realizados durante a campanha do Novembro Azul, podem ser retirados no Centro de Saúde. Pacientes com alterações constatadas serão contatados para realização do exame de toque.

No esporte, uma notícia triste para quem estava acompanhando a aventura de Paulo Renato Petry para chegar de bicicleta ao Ushuaia. O ciclista estava em uma ponte, nas proximidades de Cachari, em Buenos Aires, quando um veículo chocou-se na traseira de sua bicicleta. Ele teve ferimentos leves e está hospitalizado. Com a bicicleta sem condições se seguir viagem, a aventura terá de ficar só nos planos por mais algum tempo.

Outro destaque da semana foi a abertura do Torneio de Verão do Cantegril, que iniciou na terça-feira, com seis partidas. A tradicional Copa Maratá de Futebol de Areia também começou nesta semana, na sexta-feira.

Continue acompanhando as notícias de Montenegro e região no Ibiá impresso e, também, pelo portal www.jornalibia.com.br e pelas redes sociais. Tchau e boa semana a todos.

Deixe seu comentário