PF cumpriu dez mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária, em Brasília e no Rio de Janeiro. Foto: Internet

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira, dia 5, a 3ª fase da Operação Registro Espúrio. O objetivo é combater uma organização criminosa que atuava na concessão fraudulenta de registros sindicais no Ministério do Trabalho. O responsável pela pasta, Helton Yomura, foi suspenso do cargo. sendo classificado pela investigação como “testa de ferro” do ex-deputado Roberto Jefferson, presidente do PTB.

O partido ainda tinha a prerrogativa de indicação à Pasta, mantida pelo Governo Federal mesmo após o problema com a deputada Cristiane Brasil, filha de Jefferson. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido no gabinete do deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP), onde foi preso o assessor Jonas Antunes Lima. Foram presos ainda o chefe de gabinete de Yomura, Júlio de Souza Bernardes, o superintendente regional do trabalho no RJ, Adriano José de Lima Bernardo.

Os policiais federais cumpriram dez mandados de busca e apreensão e de prisão temporária – expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) -, em Brasília e no Rio de Janeiro. A corporação lançou nota explicando que, além das buscas, a pedido da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República serão impostas aos investigados a proibição de frequentar o Ministério. Da mesma, não poderão manter contato com os demais investigados ou servidores da pasta e terão suspenso o exercício do cargo.

A PF diz ainda que a ação desta quinta-feira decorre de investigações e da coleta de material nas primeiras fases da Registro Espúrio. Essas evidências indicam para a participação de novos suspeitos e “apontam que importantes cargos da estrutura do Ministério do Trabalho foram preenchidos com pessoas comprometidas com os interesses do grupo criminoso, permitindo a manutenção das ações ilícitas praticadas na pasta”. Informações da Agência Brasil e do G1

Helton Yomura, ministro interino do Trabalho que agora foi afastado. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Deixe seu comentário