Projeto envolveu todas as seis turmas da EEEM São Francisco de Assis Foto: Arquivo Pessoal

Num projeto que envolveu as disciplinas de Português, Literatura e Artes, estudantes das seis turmas da Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis realizaram atividades voltadas para a tecnologia e a informação. O fechamento do projeto #semmordaça aconteceu na quinta-feira, dia 12, e contou com a presença do escritor Uili Bergamin Oz, autor do livro A mordaça que foi lido pelos alunos.

De acordo com a professora Simone Reinheimer Kochenborger, durante um mês e meio os alunos fizeram pesquisa sobre youtubers e a linguagem utilizada por eles, analisaram vídeos, produziram e editaram vídeos, discutiram sobre a evolução da tecnologia, analisaram fake news e confeccionaram memes, além de lerem o livro de Oz. Durante a visita, o escritor assistiu aos vídeos produzidos pelos estudantes e também falou um pouco sobre sua trajetória.

A professora explica que a ideia de trabalhar o tema surgiu de uma palestra sobre profissões do futuro. “Acredito que o tema precisa ser trabalhado em sala de aula, pois a tecnologia está fazendo cada vez mais parte da vida das pessoas e, às vezes, ela toma conta da vida das pessoas que não sabem usar de forma consciente”, comenta. Ela salienta ainda que os alunos se envolveram bastante nas atividades por ter sido atraídos pelo tema e pela possibilidade de refletir sobre o uso da tecnologia. Também fizeram parte do projeto as professoras Carla Tatiana de Souza e Neiva Jacobsen.

Deixe seu comentário