Mais uma vez, um golpe circula pelo aplicativo para celular WhatsApp, depois de ter sido divulgado pela rede social Facebook. Desta vez, a mentira é a respeito de uma promoção do Dia das Mães que seria oferecida pela empresa de cosméticos O Boticário. A postagem traz um link que supostamente levaria à página da empresa na Internet, através do qual se concluiria a participação para ganhar kits.

Mas ao clicar, o programa invasor instala um vírus ou envia o cliente para sites malicioso que roubam informações das vítimas, inclusive através de smartphones. Esses dados do indivíduo podem ser empregados em fraudes financeiras posteriores. Nada mais fica claro no anúncio, como, por exemplo, os produtos que compõe o kit ou se precisa consumir para participar. Uma nova postagem que circula alerta que a fraude já foi detectada, está sendo rastreada e desativada.

O ataque foi identificado pela Arcon Labs, laboratório da firma de segurança cibernética Arcon. Em nota, a empresa informou que “está realizando nenhuma promoção com sorteio de kits de Dia das Mães, conforme informação que circula pelas redes sociais” e que está investigando a origem do boato.

Deixe seu comentário