A exposição do Museu da PUC vai até amanhã, no ginásio esportivo da Escola Sesi de Ensino Médio

“É bem louco. Parece que tu vai cair. Tudo ao teu redor gira. Dá uma sensação de enjôo. Mas iria de novo.” Foi desse jeito que a aluna Nicole Santarém Gonçalves, de 13 anos, descreveu a experiência do Giroscópio Humano. Isso porque, desde ontem e até amanhã, das 8h30min às 20h30min, o Museu da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC) está no ginásio esportivo da Escola Sesi de Ensino Médio.

São mais de 70 experimentos nas áreas de Física, Química, Biologia e Matemática, além de um minicinema 3D com 50 lugares e um Planetário Inflável. O projeto é uma parceria da Universidade com o Sesi, que surgiu há três anos, com o intuito de promover a popularização da ciência e da tecnologia nas escolas e comunidades.

A gerente de operações da unidade Sesi, Ana Maria Hoffmann, destaca que o principal objetivo é oportunizar o manuseio desses equipamentos pelas próprias crianças e adolescentes. Pensamento semelhante é o do coordenador administrativo do Museu, Jorge Franz, que reitera que a compreensão do experimento se dá a partir, também, do toque.

“Sabemos que, para muitas pessoas, é difícil se deslocar até Porto Alegre, onde o Museu é fixado. Então, com essas atividades, queremos também facilitar o acesso”, explica a gerente. Para Franz, a maior gratificação é ver os olhos brilhantes das pessoas que visitam a exposição, sobretudo os estudantes.

A visitação é aberta para toda a comunidade, mas as escolas devem fazer agendamento prévio pelo telefone 51 3961-0900. Segundo Ana Hoffmann, mais de 9 mil alunos já realizaram o procedimento. A expectativa é que o número de visitantes (alunos) ainda cresça, chegando a 10 mil. A entrada é gratuita.

O acesso ao ginásio esportivo da Escola Sesi, onde fica o Museu da PUC, é pelo portão três, na rua Otávio Dias Ferraz. Importante lembrar que até amanhã, 14, esse logradouro terá sentido único Centro-Bairro. Essa mudança ocorrerá entre a Campos Neto e a Juvenal Alves de Oliveira. Ainda neste trecho, haverá proibição de estacionamento nos dois lados.
As atrações
– cinema 3D com filme sobre o corpo humano;
– centro Cultural do Sesi;
– escola de trânsito;
– cabine fotográfica;
– a hora do conto;
– jogos de mesa;
– visita à biblioteca do Sesi.

Deixe seu comentário