O aposentado usa o tempo livre para tentar melhorar as condições da rua Menino Deus

Falta de capina, buracos na via e problemas nas calçadas integram a lista de queixas contra o poder público

Estado das calçadas coloca em risco a circulação de pedestres

O aposentado Sílvio Schenkel, 69, anos cansou de esperar pela atuação da Prefeitura e arregaçou as mangas para realizar o trabalho de capina do meio fio da calçada, serviço esse de competência da Administração Pública. O morador da Rua Menino Deus, no bairro Ferroviário, relata outros problemas, os quais ele não consegue resolver sozinho e pede providências aos órgãos responsáveis.

Sílvio conta que a limpeza da rua é realizada, pela Prefeitura, em torno de duas vezes ao ano e por isso decidiu capinar o “mato” que cresce próximo à calçada de sua casa. A intenção do morador é deixar a rua mais bonita, mas o objetivo não vem sendo atingido. Isso porque existem outros problemas que impossibilitam à via apresentar boa aparência. As calçadas compõem a lista de reclamações do munícipe e de seus vizinhos.

Os moradores tentam tapar os buracos com material que têm em casa

Josef Schenkel, 31 anos, filho de Sílvio, reclama da falta de limpeza nos passeios públicos ao lado da residência onde mora. A falta de capina e a presença de material de construção atrapalhando a passagem de pedestres irrita. Além disso, salienta que muitas calçadas estão cedendo, provavelmente, devido a problemas na rede de esgoto. O morador afirma que, há mais de dois anos, uma vizinha comunicou a Prefeitura sobre o caso, mas ninguém apareceu para verificar a situação.

Problema na rede pode estar causando desmoronamento das calçadas

Buracos na rua também são citados pelos moradores. O aposentado relata que é comum veículos trafegarem na contramão para desviar das irregularidades da rua. Sílvio chegou a tapar algumas crateras com pedregulho, mas não deu conta de fazer isso em todos os buracos da via. “A rua já foi bem mais bonita e cuidada. Me sinto triste e indignado. A gente paga IPTU pra ter as coisas organizadas, mas a Prefeitura não aparece”, desabafa Josef.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Montenegro informa que no que compete a secretaria de Viação e Serviços Urbanos, com relação a redes entupidas, está sendo feito um  serviço nos banhados do bairro Olaria, que irá desentupir as saídas das caixas de esgoto pluvial de várias ruas, entre elas a Menino Deus. De momento, não será realizada limpeza nas caixas, uma vez que esta não será efetiva até a finalização do trabalho de limpeza das saídas das caixas. Após a finalização deste serviço, que tem previsão de 60 dias, serão realizadas desobstruções nas caixas e tubulações da rua.

A secretaria municipal de Meio Ambiente informa que, neste ano foi efetuada a limpeza dos cordões e via pública de todo o bairro Ferroviário conforme cronograma a ser seguido. Já referente aos materiais dispostos nas calçadas, a secretaria municipal de Obras Públicas, por meio do departamento de fiscalização, comunica que as obstruções que forem constadas, serão devidamente notificadas.

 

Deixe seu comentário