Hoje será realizado concerto com Olinda Alessandrini e Alexandre Ritter no Teatro Therezinha Petry Cardona. Foto: Divulgação Fundarte

Arte. Na noite dessa quinta-feira, 7, haverá concerto com Alexandre Ritter e Olinda Alessandrini e sexta-feira ocorrerá o espetáculo de dança Gaudério

Hoje, 7 de junho, acontecerá o concerto de aniversário em comemoração aos 45 anos da Fundarte com Alexandre Ritter (contrabaixo) e Olinda Alessandrini (piano). O evento inicia às 20h30min no Teatro Therezinha Petry Cardona. A entrada é gratuita e as senhas já estão disponíveis para serem retiradas na Fundarte.

Caxiense, Olinda Allessandrini é atualmente uma das mais versáteis e conceituadas pianistas brasileiras. Seu repertório abrange uma vasta escolha de obras para piano solo, além de música de câmara e concertos com orquestras.

A artista graduou-se em piano pela Escola de Belas Artes da Universidade de Caxias do Sul, tendo obtido seu diploma “cum lauream”. Conquistou em seguida a “Medalha de Ouro”, pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sua constante atividade de pesquisa e de divulgação da música brasileira e latino-americana foram valorizadas em várias edições do Prêmio Açorianos, e com a distinção Líderes e Vencedores, em 2010, como destaque na área cultural.

Alexandre Ritter tem uma carreira diversificada como músico sinfônico, músico de câmara, solista, pesquisador, pedagogo e produtor. Sua arte e trabalho tem o levado a tocar, produzir e apresentar palestras em países como Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Costa Rica, França, Holanda, Itália e EUA.

O músico desenvolve desde 2000, trabalho artístico, pedagógico e de pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (Porto Alegre/RS).
Alexandre recebeu ambos os títulos de Doutor e Bacharel em Performance pela The University of Georgia (EUA). Sua formação musical e acadêmica também inclui um ano de mestrado em Performance de Contrabaixo na University of British Columbia (Canadá). Todo seu trabalho e arte o tem levado a tocar, produzir e apresentar palestras em países como Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Costa Rica, França, Holanda, Itália e EUA.

Espetáculo de dança Gaudério acontece nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira, 8 de junho, o espetáculo de dança Gaudério, da Cia Matheus Brusa será apresentado no Teatro Therezinha Petry Cardona, a partir das 20 horas. As senhas, assim como as do concerto, também são gratuitas e já estão disponíveis para serem retiradas na Fundarte. A classificação do espetáculo é livre.

Gaudério foi contemplado, em 2014, com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna. O trabalho surge como uma tentativa de tornar consciente a influência das baixas temperaturas na cultura gaúcha e que reflete no estado corporal, melodias e ritmos. O enfoque é o discurso corporal assimilado através de reconfiguração do corpo organizado da Chula tradicional.

Diálogo coreográfico de corpos e culturas, mesclando e atualizando a riqueza de elementos da cultura gaúcha em uma das possíveis configurações que a arte contemporânea permite.

Compõe o elenco os bailarinos Cibele Stedile, Daiane Kerber, Isadora Martins, Natália Colombo e os músicos Rafael de Boni, Guilherme Rosset, Lazaro Nascimento. Integra ainda o repertório da Cia., Matheus Brusa, que atua há onze anos na área das artes, já tendo sido apresentado nas cidades de Caxias do Sul, Porto Alegre, Joinville – SC, São Paulo e Jundiaí – SP, Belo Horizonte e Ipatinga – MG, Fortaleza, Paracuru e Juazeiro do Norte – CE e Salvador – BA.

Deixe seu comentário