Cerca de 50 famílias de Linha Bonita Alta e outras 100 de São José do Maratá serão beneficiadas como novos poços. FOTO: Prefeitura de São José do Sul

Abastecimento. Prefeitura também encaminha outorga de poços do Município

As comunidades de Linha Bonita Alta e São José do Maratá receberão poços artesianos. A perfuração será possível através de uma parceria do Executivo local com a Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação (SOP) onde o Estado oferece o maquinário necessário para realizar a perfuração e faz testes de vazão e qualidade da água, enquanto que o Município dá como contrapartida o diesel das máquinas e os materiais necessários para colocar o poço em funcionamento.

De acordo com o prefeito Silvio Inácio de Souza Kremer, um poço já havia sido perfurado em Linha Bonita Alta em 2016, através de convênio com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), porém ele não produzia água suficiente para abastecer toda a comunidade. Vista a necessidade de aprofundar o poço, foi firmado o convênio com a SOP. “Atualmente, estamos ‘tocando’ água do Centro para a localidade. Tendo um poço lá, ele irá atender a comunidade e gerará menos manutenção”, destaca o prefeito. Com a perfuração de um novo poço, o antigo foi lacrado com concreto.

Em São José do Maratá, a situação é semelhante, com a comunidade sendo abastecida a partir de um poço localizado em Uricana. “A perfuração de novos poços é uma questão de funcionabilidade. Com redes mais curtas, não se ‘judia’ tanto das bombas”, comenta Silvio. A estimativa é de que aproximadamente 100 famílias sejam beneficiadas com o poço em São José do Maratá. Em Linha Bonita Alta, são cerca de 50 famílias favorecidas.
O chefe do Executivo destaca ainda que, na localidade de Morro do Cedro, um poço artesiano também foi instalado e a Prefeitura trabalha agora na rede de abastecimento da comunidade. Com 11 poços já perfurados e dois sendo feitos, o Executivo está iniciando os processos de outorga dos poços artesianos sob responsabilidade do Município.

Deixe seu comentário