SedAN médio obteve cinco estrelas na proteção para crianças e manteve a mesma pontuação na proteção a adultos. foto: Toyota/Divulgação

O Toyota Corolla comercializado em toda a América Latina recebeu cinco estrelas no teste promovido pelo Latin NCAP, finalizado em meados de setembro, na Alemanha. O modelo, que já possuía esse ranking para proteção a adultos, agora também conta com o número máximo de estrelas para proteção às crianças que viajam no banco traseiro.

Para chegar ao resultado, o Latin NCAP realizou o crash test com quatro unidades do modelo. Primeiro, o Corolla brasileiro — produzido em Indaiatuba (SP) e vendido no Brasil, Argentina, Uruguai e Peru — foi submetido à avaliação de colisão frontal, lateral barreira móvel e contra o poste, além de testes de proteção ao pedestre e controle de estabilidade. Depois, o Corolla produzido nos Estados Unidos e comercializado nos demais países da região passou pelo teste de batida frontal.

México é um dos países onde a Toyota já comercializa o Yaris. foto: Toyota/Divulgação

Além disso, o sedan brasileiro recebeu uma premiação especial da entidade, porque obteve performance máxima em proteção aos pedestres, considerando o nível máximo de lesões toleradas em caso de atropelamento. Este prêmio era até então inédito para um veículo fabricado no país.

“Na Toyota, a segurança é a nossa principal prioridade. Nossos investimentos em pesquisa, tecnologia e desenvolvimento para produção de carros cada vez mais seguros tem mostrado resultados impressionantes. Obter a nota máxima para o Corolla de uma entidade respeitada como o Latin NCAP me deixa muito orgulhoso. Ao mesmo tempo, me traz tranquilidade saber que os nossos clientes de toda América Latina e Caribe estão dirigindo o sedã médio mais seguro disponível na região”, afirma Steve St. Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe.

Avanços em segurança
Na linha 2018, o quesito segurança foi um dos que mais receberam atenção dos engenheiros da Toyota. Todas as versões possuem controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração e assistente de subida. Além disso, os dois airbags do tipo cortina, antes disponíveis apenas na Altis, tornaram-se itens de série para toda a linha. Com o aprimoramento, o modelo soma sete airbags – dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista.

Toyota confirma fabricação do Yaris no Brasil
A Toyota anunciou, na última semana, que vai investir cerca de um bilhão de reais no Brasil para passar a produzir o Yaris, um carro já consolidado em outros mercados, inclusive na Europa, e em venda em mercados emergentes, como o México. Com essa estratégia, a empresa de origem japonesa busca uma fatia maior do segmento de automóveis compactos, já que o Etios nunca fez muito sucesso em vendas, apesar de ser um carro honesto.

O investimento bilionário será destinado à expansão da fábrica de Sorocaba, onde o Etios é produzido. Segundo a Toyota, o lançamento começará a ser vendido no segundo semestre de 2018, mas o Etios deve ser mantido. A expectativa é que o Yaris se posicione acima do modelo de entrada e abaixo do Corolla. Cerca de 300 postos de trabalho diretos e indiretos serão gerados com a chegada do novo produto à planta.

Deixe seu comentário