As obras para a restauração do Museu Farroupilha, em Triunfo, começaram. A reforma do local, que está fechado desde 2009, será feita sob supervisão da secretaria municipal de Coordenação e Planejamento.

A secretária, Cássia Andréa, explicou que a ordem de início dos trabalhos foi dada à empresa que ganhou a licitação em outubro de 2017, mas não houve nenhuma movimentação física na histórica Casa de Bento Gonçalves porque tiveram que ser feitas adequações junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), antes de começar efetivamente a restauração.

“Por se tratar de um patrimônio histórico tombado em nível Federal, o restauro não pode ser feito de qualquer forma. De outubro até hoje, essas adequações foram feitas através de uma linha empresa-IPHAN”, esclarece. “Durante toda a obra, a partir de agora, será feito um acompanhamento para que tudo ocorra dentro dos trâmites permitidos pela legislação Federal do patrimônio histórico tombado”, afirma Cássia, acrescentando que os trabalhos serão acompanhados pela fiscal do contrato, que é a arquiteta da Secretaria. 

Não há prazo definido para reabertura do museu ao público, mas a expectativa da secretária é que isso ocorra em breve.

Deixe seu comentário