Fim de contrato liberou passagem, resultando em aumento no fluxo de veículos

O contrato da União com a concessionária Triunfo Concepa encerrou sem renovação e os pedágios estão liberados na BR-290, a Free Way – em Gravataí, Santo Antônio da Patrulha – e ainda em Eldorado do Sul. Há muita desinformação aos motoristas, sendo que alguns chegam a parar nas cancelas, e apreensão entre 400 funcionários que começam a ser demitidos hoje.

Para recolocar qualquer empresa à frente da administração das vias, será preciso que o Governo Federal abra nova licitação. Essa iniciativa está prevista, no mais tardar, para fevereiro de 2019. Houve falta de planejamento da União, pois o contrato com a Concepa já estava em período de prorrogação emergencial. Em comunicado, a empresa informou que encerrou, às 23h59 da terça-feira, dia 3, seus serviços de operação e melhoria da infraestrutura prestados à população.

Apesar da passagem livre, é preciso lembrar que os serviços de socorro mecânico e humano nas vias também estão suspensos. Nesta quarta-feira, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Samu atendem ocorrências. A Concepa salientou que em 21 anos de operação na Free Way, reduziu em 49% o índice de acidentes com morte, o que representa pelo menos 460 vidas salvas.

Deixe seu comentário