Erika Nascimento, Marceli Rhoden, Mariana Bloedow e Luiza Alves, alunas da Manoel de Souza Moraes, durante a oficina para criação das placas. Foto: Divulgação/Escola Manoel de Souza Moraes

As plaquinhas coloridas com frases alusivas ao tema da trilha ecológica “Eu curto! Eu cuido!” estão sendo produzidas há muitas mãos, por crianças, adolescentes e adultos. Com frases e desenhos que alertam para a necessidade de preservação do meio ambiente, elas serão colocadas ao longo do caminho que leva ao topo do Morro São João, no próximo dia 5 de maio, data em que a cidade completará 145 anos.

A idéia nasceu em um bate-papo entre a artista plástica Lisa Borchardt e a assessora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Joana Santos, e acabou sendo abraçada por boa parte dos montenegrinos. Em algumas escolas já ocorreram oficinas para produção de placas e em outras a atividade está programada.

A professora do jardim 2 C, na Emei Gente Miúda, Cristiane da Silva Lenhardt, afirma que inicialmente foi realizada uma conversa com as crianças, na faixa dos cinco anos, sobre questões que envolvem o meio ambiente, como tempo de decomposição dos materiais descartados, bem como a necessidade de cuidados com os recursos naturais. Com uma abordagem adequada à faixa etária, os pequenos alunos demonstram interesse pelo assunto. “Em cima do que eles falavam, a Lisa escrevia e as crianças desenhavam”, acrescenta Cristiane. A professora observa que os alunos são multiplicadores dessas ações, pois estimulam nas famílias essa consciência ambiental.

Crianças da Emei Gente Miúda mostram que não há idade para participar . Foto: Divulgação/Emei Gente Miúda

Na Escola Estadual Manoel de Souza Moraes, as placas foram confeccionadas pelos alunos do 9º ano. A professora de Língua Portuguesa, Clarice Schuster, observa que o envolvimento dos alunos em escrever e pintar as placas é um estímulo a mais para a conservação do espaço. Ela acrescenta que a intenção é ampliar esse projeto dentro da instituição, incentivando a preservação da escola.

Várias outras instituições participam da ação. Ontem (25) houve oficina na Escola Januário Corrêa, para hoje está prevista oficina no Sesc Maturidade Ativa, na Escola Pedro João Müller e, amanhã, na Escola Cinco de Maio. Nesta semana, o prefeito Carlos Eduardo Müller foi convidado a participar da ação. Na ocasião, foi levada uma placa, com pintura já iniciada, para ele finalizar.

Escola Municipal Walter Belian já realizou a oficina. Fotos: Arquivo Pessoal/ Lisa Borchardt

Oficinas
A comunidade também pode participar das oficinas que ocorrem no sábado à tarde, a partir das 13h30min, no ateliê de Lisa Borchardt, que fica junto ao Hotel Niro, na rua Buarque de Macedo, 1727, no bairro Centenário; e no ateliê de Rejane Rammé, rua Capitão Cruz, 2360, ao lado da Ramé Veículos.

Crianças da Emei Santo Antônio também participam da ação ambiental

“Mesmo sem pré-programação esse movimento está crescendo”, observa Lisa. “Se não chover, dia 5 de maio, às 8h, vamos manifestar nosso carinho subindo a barriga do gigante”, convida.

Deixe seu comentário