Eleições. Cartório de Montenegro pede que população aproveite esta época para fazer o cadastramento biométrico

A oito meses da eleição que ditará os rumos do país, o município atingiu a marca dos 20 mil eleitores que usarão a impressão digital para votar. O chefe do Cartório Eleitoral de Montenegro, Diego Bonato Coitinho, afirma que esse contingente representa 43,09% do total de votantes locais, que até a última quarta-feira somavam, ao todo, 46.418 pessoas. “Isto deve conferir maior segurança ao processo eleitoral”, salienta. Eleitores que realizaram qualquer alteração cadastral após 1º de maio de 2013 não precisam realizar o procedimento outra vez.

Documento digital e-Título, que permite os eleitores com cadastro bimétrico a votarem

A pessoa que estiver com as digitais registradas na Justiça Eleitoral poderá escolher, no dia 7 de outubro, seus candidatos a presidente, governador, senador e deputado sem a necessidade e apresentar nenhum documento ao chegar à seção de votação. Basta ir com celular ou tablet que tenha instalado o aplicativo e-Título. “Assim, quando for votar, poderá apresentar o documento digital ao mesário, dispensando a apresentação de qualquer outro documento com foto”, explica o servidor.

A coleta dos dados biométricos traz outra facilidade: a confecção da versão digital do Documento Nacional de Identidade (DNI). Nesta única plataforma, você terá seu título de eleitor e o CPF, além das certidões de nascimento e casamento. “O DIN somente poderá ser utilizado por quem já cadastrou seus dados biométricos na Justiça Eleitoral. Assim, quem tiver interesse em utilizar tal documento antes de novembro, deverá providenciar o cadastro biométrico junto ao Cartório Eleitoral.”

O cadastramento se encerra em 9 de maio, ou seja, será a última data para quem deseja alistar-se (fazer o primeiro título), revisar (regularização e atualização de dados, inclusive biometria) e transferir o domicílio. “Por estarmos em um ano eleitoral, os jovens com 15 anos que completarão 16 anos até o dia da eleição, ou seja, nascidos antes de 7 outubro de 2002, podem realizar alistamento eleitoral até 9 de maio para votar já na próxima eleição”, esclarece.

O chefe do cartório afirma que agora é bom procurar a repartição devido ao baixo movimento, a menos que você queira deixar para os últimos dias e aguardar mais de três horas na fila. Segundo ele, o atendimento pode ser agendado pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). Há vagas disponíveis até 4 de maio deste ano, as quais permitem ao cidadão ter prioridade no balcão do cartório. “Caso compareça algum eleitor que não tenha agendado previamente o atendimento, este será atendido à medida das vagas disponíveis. Os que não puderem ser atendidos dentro do horário de expediente serão agendados para os próximos dias”, alerta.

Saiba mais
— Para marcar seu atendimento no Cartório de Montenegro, você deve entrar no site do TRE-RS na internet até 4 de maio, mas o ideal é que já faça isso agora porque o movimento é menor nesta época.
— O agendamento pela internet lhe dará prioridade quando chegar ao órgão. Quem comparecer sem prévia inscrição terá que aguardar uma oportunidade e talvez tenha de retornar em outro dia.
— Pelo computador, o agendamento é simples. Entre no site do www.tre-rs.jus.br e escolha a opção Agendamento de Atendimento, que está disponível no menu Serviços ao Eleitor. Para Montenegro, atualmente são disponibilizados 56 atendimentos diários mediante agendamento.
— A Justiça Eleitoral deixa um apelo ao eleitor no sentido de telefonar previamente para o cartório com o intuito de verificar a documentação que é aceita como comprovante de residência.
— O Cartório Eleitoral atende nos telefones (51) 3632-3880 e (51) 3632-8568, além do e-mail zon031@tre-rs.jus.br. Até o dia 28 de fevereiro, o horário é de segunda a quinta-feira, das 11h às 17h, e na sexta, das 9h às 15h. A partir de 1º de março, retorna a segunda a sexta, das 10h às 17h.

Deixe seu comentário