Seleção, Brasil, Copa do Mundo, time, futebol
Referência técnica da Seleção Brasileira, Neymar já treina com bola Foto: Lucas Figueiredo / divulgação CBF

A três semanas do início da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira já treina na Granja Comary. A preparação para Mundial iniciou nesta segunda-feira, com 20 atletas, já que Roberto Firmino, Marcelo e Casemiro só se apresentam na próxima semana, após a decisão da Liga dos Campeões. Apesar dos três “desfalques”, o técnico Tite já começa a esboçar a escalação brasileira para o primeiro jogo, contra a Suíça, no dia 17 de junho.

No gol, o escolhido deve ser o ex-colorado Alisson, que joga atualmente na Roma-ITA e vem sendo muito elogiado na Europa. Com a ausência de Daniel Alves, a titularidade da lateral-direita tem uma boa disputa. No entanto, quando anunciou a lista de convocados, Tite afirmou que Danilo, do Manchester City-ING, está à frente de Fagner na corrida pela vaga.

A dupla de zaga deve ser formada por Marquinhos e Miranda, que possuem total confiança do treinador e foram titulares na maioria dos jogos comandados por Tite nas Eliminatórias. Na lateral-esquerda, a titularidade de Marcelo é inquestionável. Vivendo grande fase, o jogador do Real Madrid-ESP é considerado o melhor do mundo em sua posição.

Mesmo ausente na primeira semana de preparação da Seleção, o volante Casemiro não deve ter sua titularidade ameaçada. O atleta do Real será o responsável por fazer a marcação à frente da zaga. No meio-campo, Paulinho e Philippe Coutinho atuarão mais centralizados, com Neymar e Willian jogando pelas pontas. Referência técnica do Brasil, o craque Neymar está praticamente 100% recuperado da cirurgia no pé e jogará pelo flanco esquerdo na Copa. O centroavante titular será Gabriel Jesus, o atleta mais jovem do grupo.

Alemanha vence a Argentina em 90
Assim como ocorreu na final de 86, Alemanha e Argentina decidiram a Copa do Mundo de 1990, realizada na Itália. A Seleção Alemã, de Lothar Matthäus, buscava a revanche após ser derrotada no torneio anterior. Comandados por Maradona, os argentinos tentavam o tricampeonato. Em decisão muito equilibrada, a Alemanha marcou o gol do título apenas aos 39 minutos da etapa final, com Brehme, de pênalti, e confirmou seu tricampeonato mundial.

Brasil comemora o tetra em 1994
O quarto título mundial do Brasil foi conquistado nos Estados Unidos, em 1994. A final foi disputada contra a Itália, que também buscava o tetra. Depois de um empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, as duas seleções decidiram nos pênaltis. Taffarel defendeu uma cobrança, e os craques italianos Franco Baresi e Roberto Baggio mandaram para fora suas penalidades, decretando o título da Copa do Mundo para o Brasil pela quarta vez na história.

Curiosidades:
Na Copa do Mundo de 1990, o técnico da Alemanha era Franz Beckenbauer. Ele se tornou o primeiro europeu a conquistar o mundial como jogador e treinador. O primeiro foi o brasileiro Zagallo, campeão como jogador em 58 e 62, e como técnico em 1970.

O Mundial de 1994, realizado nos Estados Unidos, registrou a maior média de público de todas as Copas. O torneio teve 52 partidas realizadas e uma média de 68.991 pessoas por jogo.

Deixe seu comentário