Fiéis caminham ao lado da Imagem da Santa pelas ruas de Farroupilha até o Santuário. Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Milhares de pessoas participaram, nesta sexta-feira (26), da Romaria de Caravaggio, no município de Farroupilha. Mesmo sob forte chuva, a principal missa do dia foi celebrada com o templo e pátio lotados. A 138º edição desta comemoração de fé iniciou neste dia 26 de maio, com o lema “Eis aí tua Mãe” (Jo 19,27), porém ainda haverá momentos de religiosidade ao longo do final de semana.

Romarias pela Santa incluem ciclistas, motociclistas, caminhoneiros e trailer. Foto: Assessoria Site Santuário Nossa Senhora do Caravaggio

Na verdade, uma vasta programação vem ocorrendo desde março, com a novena dominical. As pré-romarias foram realizadas em abril e maio; e o tríduo nesta semana. A festa chega ao ponto máximo nestes dois próximos dias (26 a 28 de maio). Para o reitor do Santuário Padre Gilnei Fronza, este ano a Romaria será marcada pelo Ano Mariano.

“Vamos rezar para que haja ética na política, na economia e nas questões sociais. O caminho de superação deste momento no Brasil possa acontecer de forma mais pacífica e que as decepções que temos vivido nos últimos tempos não comprometam a esperança do povo”, diz o reitor. O romeiro encontrará algumas novidades, entre elas, o Memorial dos Devotos de Nossa Senhora de Caravaggio, localizado ao lado da Capela das Confissões.

Santuário fica lotado em todas as missas que estão sendo realizada. Foto: Assessoria Site Santuário Nossa Sª. de Caravaggio.

O espaço conhecido como Sala dos Ex-Votos passou por uma intervenção nos últimos seis meses, originando melhorias e modernização. O objetivo foi criar um local para guardar as memórias dos fiéis devotos de Nossa Senhora de Caravaggio. Entre as formas de expressão da graça alcançada, destaque para as projeções de mais de 30 depoimentos em vídeo com fieis.

Além disso, para muitos romeiros será a primeira vez que terá a oportunidade de ao entrar no Santuário ver a fonte de água, uma relação muito forte com a aparição de Nossa Senhora à Joaneta, em Caravaggio – Itália, há exatos 585 anos. No altar poderão contemplar a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, em referência a celebração do Ano Mariano.

Programação para a Romaria – 27 e 28 de maio
Missas
– às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min (missa campal, seguida de procissão com a imagem), 12h, 13h, 15h, 16h e 17h. Após será dada a bênção da saúde;

Récita do terço – seguida de procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento, às 14h30min;

4ª Romaria da juventude – dia 27;

Hora Mariana – dias 27 e 28, às 18h;

Sacramento da Reconciliação – preparação comunitária com confissão individual ao longo do dia, na capela das confissões.

 

Deixe seu comentário