Neste fim de semana coroamos a caminhada litúrgica da Igreja, celebrando a solenidade de “Cristo Rei”, uma festa colocada exatamente no último domingo do ano litúrgico para entendermos que tudo aponta e culmina em Cristo, como “Rei” do universo.
O canto de entrada da missa nos ajuda a compreender o reinado de Cristo. Ao cantarmos “tu és o rei dos reis”, afirmamos o Senhor acima de qualquer realidade mundana. Porém, cabe-nos sairmos de nossa primeira compreensão de reino, no qual impera o poder, a imposição, a glória. O reinado do Senhor é marcado pelo amor, como lei máxima de seu império no universal.
A liturgia nos convida a percebermos que somos convidados a participarmos de seu reino, contudo, em sua plenitude apenas no Reino do Céu. Para tanto, meditaremos a parábola do julgamento final, na qual o próprio Senhor fará a separação entre os bons e os maus.
Os últimos três domingos nos apontam para essa realidade. Fica-nos evidente que Deus como Pai convida a todos para participarem do seu banquete nupcial. Todavia, nem todos se preparam para esse momento. E neste domingo o juízo passará pela atitude que tomarmos diante dos nossos irmãos, especialmente os mais fracos e necessitados.atitudes concretas que demonstram o amor de Cristo em nossa vida.
O outro é, para o cristão, a referência de fé. A caridade é o critério que marcará o cristianismo, logo não basta professar a fé e a confiança em Deus com palavras, mas é preciso que haja ação e acolhida para com o próximo. Sem a caridade a fé fica vazia, pois Cristo se faz presente em cada um daqueles que estão diante de nós. Assim sendo percebemos que o julgamento virá a partir daquilo que fazemos em vida, ou seja, somos construtores da nossa história e responsáveis pelo nosso juízo final.
Desse modo, neste domingo queremos renovar nossa adesão ao projeto de Jesus Cristo, o Rei do Universo, fazendo com que Ele seja realmente o início e fim de toda a história particular e universal da humanidade.
Pe. Ricardo Nienov – Pároco

Programação:
23/11 – 14h – encontro do Cáritas – salão paroquial
19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo pelo “Dia Nacional de Ação de Graças”
24/11 – 16h – missa na casa de Amparo “Mão de Deus”
19h – início do reencontro do Cenáculo de Maria – Salvador do Sul
20h – missa na comunidade N. Sra. Aparecida – Muda Boi
25/11 – 16h30 – encontro do CLJ – salão paroquial
17h – missa na comunidade São Pedro – Potreiro Grande
18h – missa na comunidade N. Sra. Aparecida – Assentamento
19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
26/11 – 8h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva c/ batizados
10h – missa na comunidade Santo Antônio – Aeroclube
10h – missa na comunidade Menino Jesus de Praga – Trilhos
19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
27/11 – 18h30 – preparação da liturgia do fim de semana
28/11 – 19h – missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus – Tanac
19h30 – assembléia paroquial – salão paroquial aberta a toda comunidade
29/11 – 19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
INSCRIÇÕES DA CATEQUESE 1ª EUCARISTIA – estão abertas as inscrições para a catequese de 1ª eucaristia. Vejamos os detalhes:
Pré-inscrição – sábados pela manhã na secretaria paroquial com os pais ou responsável
Idade – a criança deverá completar 10 anos em 2018
Término da inscrição – 31 de março de 2018

Deixe seu comentário