Aos poucos, vamos chegando ao fim do ano litúrgico e, por isso, a liturgia também nos faz voltarmos o olhar para o final de nossa vida, para quando está marcado o encontro definitivo com nosso Deus. A grande pergunta é: quando será?
Sabemos que todo encontro marcado é preparado com cuidado, esmero e antecedência. Porém, mesmo sabendo da certeza desse encontro, temos a dificuldade de não sabermos o dia nem a hora. Logo, o convite da Palavra de Deus é para a vigilância permanente, sem desfocarmos um instante sequer nosso olhar do objetivo final, que é o encontro com o Senhor, ou como diz a parábola, o encontro com o noivo.
No tempo do evangelho escrito, por volta do ano 85, havia uma expectativa da volta eminente de Jesus. Como ela não vinha acontecendo, aos poucos os cristãos foram esmorecendo, desleixando e largando a vivência da fé. Por isso, a parábola nos alerta a não perdermos o ânimo, nem vivermos na indiferença, ou vivermos na iminência de acreditar que basta chegar diante de Deus e tudo se resolver de forma automática.
Corremos o sério risco, de em nome da infinita misericórdia de Deus, que como Pai conta com todos, extrairmos nossa responsabilidade com o encontro final, onde seremos reconhecidos pelo Senhor a partir do nosso comprometimento e nossa adesão ao Reino de Deus.
Portanto, neste domingo, somos “provocados” pela Palavra de Deus a aprendermos a sabedoria de vida. O símbolo do óleo para as lamparinas nos recorda de tudo aquilo que mantém nossa fé acesa, o compromisso com a mesma, a qual nos deve levar à vida em sintonia e comunhão com o projeto de Deus. Viver sabiamente não é ser esperto e intelectual, mas é perceber que não podemos perder o precioso tempo de nossa vida, correndo atrás de coisas fúteis e desnecessárias à nossa salvação.
Desse modo, vivamos na perspectiva do encontro final. Esse não se vive na preocupação angustiante, mas na preparação constante, isto é, na procura de viver o evangelho com amor, no serviço e na atenção para com os valores do Reino.
Pe. Ricardo Nienov – Pároco

Programação:
09/11 – 14h – encontro dos idosos no salão paroquial
10/11 – 20h – terço dos homens na comunidade São Pedro e São Paulo
11/11 – 14h – reunião dos ministros da comunhão
15h30 – missa no bairro Bela Vista
16h30 – encontro do CLJ – salão paroquial
17h – missa na comunidade São Pedro – Potreiro Grande
17h – missa na comunidade N. Sra. Aparecida – Muda Boi
18h – missa na comunidade N. Sra. Aparecida – Assentamento
19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
19h – casamento de Vanessa Alessandra Martins e Diego Kubiszewski Bitencourt – igreja da Tanac
12/11 – 8h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
8h30 – encontro diocesano do Cursilho – São José do Hortêncio
10h – missa na comunidade Santo Antônio – Aeroclube
10h – missa na comunidade Menino Jesus de Praga – Trilhos
11h – celebração na CRER
19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
14/11 – 19h – missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus – Taanc
20h30 – jantar de formatura – salão paroquial – valor de R$ 25,00 antecipado
15/11 – 19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
INSCRIÇÕES DA CATEQUESE 1ª EUCARISTIA – estão abertas as inscrições para a catequese de 1ª eucaristia. Vejamos os detalhes:
Pré-inscrição – sábados pela manhã na secretaria paroquial com os pais ou responsável
Idade – a criança deverá completar 10 anos em 2018
Término da inscrição – 31 de março de 2018

Deixe seu comentário