A liturgia volta a frisar o aspecto do Reino de Deus. Esta é temática central da missão de Jesus, isto é, proclamar e instaurar o Reinado de Deus entre os homens. Neste domingo, o mesmo será tratado em parábolas, quando Jesus mostra aos discípulos como acontece a ação de Deus na história humana.
As duas imagens empregadas por Jesus, a da semente e a do grão de mostarda, nos retratam a dinâmica interna do Reino. Assim como a semente produz no seu ritmo, não dependendo puramente da ação humana, mas o dinamismo interior da mesma faz brotar e produzir, assim acontece com os planos de Deus, os quais Ele mesmo faz surgir. Deus acontece com nossa participação, através do nosso testemunho e da missão, mas não podemos imaginar que depende de nós ou dentro do nosso tempo que as coisas de Deus acontecerão na história. Tudo tem seu ritmo e seu tempo, e isso deve ser respeitado e valorizado.
A outra imagem usada por Jesus é a do grão de mostarda, tida como a menor de todas as hortaliças. Essa comparação nos ajuda a perceber que as coisas de Deus se constroem de forma simples, pequena e humilde. Deus age na humildade e usa-se dos humildes para fazer seu projeto se tornar realidade. Inclusive, a tradição bíblica recorda que o Senhor “abate” os poderosos, sendo jamais conivente com as estruturas ou pessoas que empregam a força, a violência ou situações miraculosas em nome da fé.
No mundo dos humanos apenas, preza-se a força e os grandes são lembrados. Na perspectiva do Reino, os humildes e os pobres são elevados, não como condição humana, mas como aqueles que vivem com coração aberto, despojados e desejosos da graça de Deus. Com eles, por eles e para eles, o Reino é projetado, tendo em vista que Deus só pode acontecer onde existe a disponibilidade de acolhida e simplicidade!
Portanto, acolhamos o Reino de Deus que vem a nós através da pessoa de Jesus, na pequenez, na humildade e no seu dinamismo próprio, sem ser condicionado por qualquer um de nós.
Pe. Ricardo Nienov – Pároco

Programação:
15/06 – 19h30 – missa na comunidade Santa Rita
16/06 – 15h30 – missa na comunidade Três Santos Mártires – Passo da Amora
16h30 – encontro do CLJ – salão paroquial
17h – missa na comunidade São Pedro – Potreiro Grande
19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
19h – missa na comunidade Santo Antônio – Aeroclube
20h30 – jantar de confraternização na comunidade do Aeroclube – valor da janta R$ 20,00
17/06 – 8h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva c/ batizados
10h – missa na comunidade N. Sra. da Glória – Germano Henke c/ entrega do CREIO para as crianças da 1ª eucaristia – 2ª etapa
19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
18/06 – 18h30 – preparação da liturgia do fim de semana
19/06 – 19h30 – leitura orante no centro catequético
20/06 – 19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva – missa da família
NOVENA DA PARÓQUIA – está chegando a novena da paróquia em honra aos padroeiros São Pedro e São Paulo. Agende-se para participar dessa caminhada de fé, catequese e vivência de comunidade.
Abertura: dia 22 de junho, às 19h30 com Pe. Eduardo Luis Haas
Dia 23, sábado, missa crioula e, em seguida, jantar campeiro no salão paroquial

Deixe seu comentário