Durante o processo de condenação, Pilatos perguntou para Jesus: “o que é a verdade”? Domingo passado, Jesus mostrou-se aos discípulos como sendo “A Verdade”. No mundo moderno, novamente fazemos a pergunta: o que de fato é a verdade? Vamos tentar responder a essas perguntas.

O questionamento de Pilatos é o mesmo que fazemos na atualidade. Vivemos numa época em que tudo parece relativo, na qual não existe mais a autoridade e a verdade absoluta, mas ela é tão somente pessoal. Por isso, o Papa Bento diz que o mal do século XXI é o relativismo, pelo qual perdemos a noção dos valores e fundamentos universais, caindo apenas na dimensão pessoal dos fatos e ideias.

Tudo isto está gerando uma humanidade perturbada, confusa e sem horizonte. Muitos já se deram conta de que a proposta desse mundo tecnológico, científico, individualista, racional e, sobretudo, seguro de si, não plenifica a existência humana. Estão procurando respostas e caminhos que apontem para a verdadeira razão de nossa existência. Por isso, as maiores doenças modernas não são físicas, mas psíquicas e existenciais e, para curar-se disso, surge o interrogatório: qual é?

Pois no evangelho do próximo domingo, Jesus mostra aos discípulos e a nós a resposta. D’Ele virá o espírito da verdade, pois ao voltar para junto do Pai, virá a nós o espírito que clareará as situações, os fatos e aquilo que acompanha a jornada humana. Esse mesmo é o que acompanhou Jesus enquanto esteve no meio de nós, isto é, aquilo que animou o mestre será enviado sobre a comunidade. Desse modo, afirmamos pela fé que a verdade é uma pessoa, Jesus Cristo. Não é uma ideia ou fato, mas é Jesus em sua vida que mostra a verdade e o sentido do existir.

Portanto, poderemos encontrar a clareza, a compreensão e o sentido das coisas enquanto deixarmo-nos guiar pelo mesmo ânimo, vitalidade e mística que conduziram Jesus, principalmente na dimensão do amor. Desse modo, clamamos ao Senhor que nos envie e mostre o verdadeiro sentido de nosso existir, não deixando que sejamos confundidos e desnorteados pelas ilusões e falsidades do mundo moderno.
Pe. Ricardo Nienov – Pároco

Programação:
18/05 – 19h – missa na associação do bairro Municipal
19/05 – 19h30 – missa na comunidade Santa Rita
20h – terço dos homens na igreja matriz
20/05 – 8h – formação litúrgica na comunidade Santa Rita
15h30 – missa na comunidade Três Santos Mártires – Passo da Amora
16h30 – encontro do CLJ – salão paroquial
17h – missa na comunidade São Pedro – Potreiro Grande
19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
21/05 – 8h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
10h – missa na comunidade Santo Antônio – Aeroclube c/ 1ª eucaristia
10h – missa na comunidade N. Sra. da Glória – Germano Henke c/ abertura da catequese
19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva c/ crisma de adultos
24/05 – 19h30 – celebração na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
CATEQUESE DE CRISMA – abertas as inscrições para a catequese de crisma para adolescentes que este ano farão 12 anos ou mais.
CATEQUESE COM ADULTOS – é uma oportunidade cada vez mais real e concreta em nossa comunidade. Para quem não tem os sacramentos todos da iniciação à vida cristã (batismo, crisma e eucaristia) a paróquia oferece essa catequese como processo da fé cristã. Maiores informações na secretaria paroquial, na parte da tarde.

Deixe seu comentário