Já se aproximam as festas do Senhor e a Igreja, de maneira sábia, nos convida e convoca a experimentarmos a alegria da festividade. O 3º domingo do advento é chamado de “domingo da alegria” e, por isso, a liturgia estará impregnada deste sentimento, onde, em vários momentos, seremos convidados a nos alegrar e a exultar no Senhor.
Vivemos num mundo rodeado de situações angustiantes, de muita violência, injustiça, criminalidade e, por isso, poderia ficar difícil falar e sentirmo-nos alegres, já que somos diariamente bombardeados por notícias tristes, chocantes e até mesmo revoltantes. Acabo de ler uma reportagem em que se afirma que o Rio Grande do Sul tem um índice de suicídios dobrado em relação à média nacional. Isso não nos preocupa? Será que falta alegria, ânimo e esperança nos corações? Ou será que estamos apostando em alegrias fúteis, efêmeras, que esvaziam o ser humano?
Talvez vivamos uma época em que confundimos alegria com momentos alegres. Felicidade com prazer. E, logo, esquecemos que o essencial de uma vida alegre, plena e feliz passa pela presença de Deus nos corações. Debruçarmo-nos diante da Palavra de Deus, fonte de alegria para nós, faz-nos perceber que inúmeras vezes ela nos chama a experimentar exultarmos pelo amor infinito que Deus dispende para conosco.
Somente a partir da infinita bondade divina, a qual nos resgata das misérias humanas, de nossos devaneios e vazios sentidos, é que poderemos encontrar a experiência fundamental da história humana, isto é, sentir-se amado para então amar, como condição elementar da felicidade do ser humano.
Portanto, alegrai-vos. O Natal está perto. Deus se aproxima de nós. Ele está junto a nós, mas renovemos nosso desejo de acolhê-lo novamente, como Senhor e Salvador da humanidade. Nossa alegria é aquela que vem da certeza: Deus está no meio de nós. Porém, assim mesmo clamamos: “Vem Senhor Jesus, o mundo precisa de ti”.
Pe. Ricardo Nienov – Pároco

PROGRAMAÇÃO:
14/12 – 14h – encontro dos idosos no salão paroquial. Celebração natalina
15/12 – 19h30 – missa na comunidade Santa Rita
20h – terço dos homens
20h30 – encerramento dos ministros extraordinários da comunhão
16/12 – 8h – encontro de formação litúrgica no salão paroquial
15h30 – missa na comunidade Três Santos Mártires – Passo da Amora
16h30 – encontro do CLJ – salão paroquial
17h – encerramento dos coroinhas
17h – missa na comunidade São Pedro – Potreiro Grande
19h – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
17/12 – 8h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva c/ batizados
10h – missa na comunidade Santo Antônio – Aeroclube
10h – missa na comunidade N. Sra. da Glória – Germano Henke
19h30 – missa na comunidade São Pedro e São Paulo – Timbaúva
19/12 – 19h – missa na comunidade Sagrado Coração de Jesus – Tanac
19h30 – celebração penitencial – Germano Henke
20/12 – 19h30 – celebração penitencial na comunidade São Pedro e São Paulo
INSCRIÇÕES DA CATEQUESE 1ª EUCARISTIA – estão abertas as inscrições para a catequese de 1ª eucaristia. Vejamos os detalhes:
Pré-inscrição – sábados pela manhã na secretaria paroquial com os pais ou responsável
Idade – a criança deverá completar 10 anos em 2018
Término da inscrição – 31 de março de 2018

Deixe seu comentário