A maioria das pessoas comemora a passagem de ano, com muita expectativa e esperança.
Sim, esperança, este é o segredo. Temos desejos, aspirações que nem sempre podemos realizar. Mas o Ano Novo sempre nos abre um leque de sonhos e desejo de conquistas que nos fazem encher de alegria.
Simbolicamente, os fogos, a champanhe, as lentilhas, as uvas, subir as escadas, comer peixe, não comer peixe, conforme as crenças de cada um, são fantasias que por um momento, como magia, tem o poder da realidade.
Nesta época é de praxe agradecer, se desculpar, desejar felicidade a quem queremos bem. Dar fortes abraços. É época de sentimentalismos. Tempo de deixar para trás o que não foi bom e desejar melhoras para o ano que chega.
Sempre penso que temos muito a dar, não precisa ser material. Muitas vezes um sorriso, um telefonema, um forte e sincero abraço, mostrando empatia pelo sofrimento e dificuldades ou pela alegria do nosso próximo.
É importante fazermos uma retrospectiva de nosso ano e de nossa vida. Avaliar o que erramos e o que acertamos. Nossas alegrias e nossos momentos difíceis. Começar tudo novamente e com um enfoque dinâmico de mudar o que precisa ser mudado. A esperança e o otimismo é que dão o colorido à vida. Retomar sonhos antigos planos enfim, pensar em nós.
A felicidade é uma experiência ligada à sabedoria, dentro deste enfoque, há uma citação de São Francisco de Assis: “Concede-me, Deus, a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, a coragem para modificar as coisas que posso e a sabedoria para saber a diferença.”
Agradeço a vocês, meus leitores o estímulo e os comentários no decorrer do ano. Esse seu olhar incentiva a coragem de modificar as coisas que posso.
Que esta entrada de ano seja repleta de sonhos e planos. Desejo que junto com a “reforma” das sobras do peru, do Bruster, do peixe e da última etapa evolutiva da lentilha se transformando em uma gostosa sopa nos dias seguintes, também nós, coloquemos nossos sonhos em ação, transformando nossas vidas.
No mês de janeiro estarei ausente desta coluna.
Um forte abraço e Feliz Ano Novo.

Deixe seu comentário