Em época de vestibular há muitas dúvidas sobre a escolha profissional. O jovem passa a procurar a autonomia que aos poucos vai sendo conquistada. Este processo culmina com a total independência dos filhos em relação aos pais.
A vocação é adquirida no desenrolar da vida devido a múltiplos fatores. Sendo assim, a vocação é uma tendência para alguma atividade, um interesse, uma propensão, uma facilidade natural para algo que se pode desempenhar.
Quando alguém procura uma profissão, busca algo que o faça feliz. Está em busca de sua realização pessoal, do bem viver, além da boa remuneração. O adolescente se preocupa mais com o que ele podevir a ser, do papel que ele vai desempenhar na sociedade.
Escolher uma carreira significa deixar de escolher outras possibilidades e esse é o aspecto mais difícil. Escolha feita aos dezessete ou dezoito anos, com a cabeça a mil para outros interesses como o namoro, o sexo, o entender a si próprio e ainda precisa escolher a profissão que determinará seu futuro é uma exigência por vezes demasiada.
Isto explica o motivo de tantos profissionais procurarem outras profissões no decorrer da vida. Uma vocação tardia, num outro olhar para a vida profissional.
Na escolha profissional a vocação e o interesse são importantes para se obter ganhos num sentido mais amplo, ou seja, o prazer, relacionamentos, a ascensão social, a realização e o crescimento pessoal. Quando a pessoa se sente realizada profissionalmente, ela trabalhará de forma prazerosa com chance maior de ser bem-sucedida.
Porém, o mercado de trabalho deve ser analisado, procurando conhecer quais as possibilidades de ganhos reais naquilo que se gosta de fazer.
Estudos mostram que 1/3 da vida é gasto com higiene, alimentação e lazer; 1/3 da vida é gasto com trabalho e transporte para o trabalho; e 1/3 da vida é gasto com o sono.
Vemos com isso a importânciada realização profissional para uma vida equilibrada e feliz. Os pais podem auxiliar seus filhos no esclarecimento, na pesquisa das inúmeras profissões que são oferecidas sem influenciar diretamente.

Deixe seu comentário