Por ser época de férias escolares e de boa parte dos trabalhadores, naturalmente as viagens aumentam no verão. Por consequência, o trânsito nas rodovias fica ainda mais intenso, principalmente nos caminhos para o litoral, situação que requer cuidado redobrado na condução do veículo.
Nesse contexto, é oportuna a campanha lançada pelo Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS), que inclui a distribuição de material de divulgação com um checklist para orientar o condutor. Viajar de carro requer bem mais do que arrumar as malas. São vários os cuidados que devem ser tomados para garantir que se chegue ao destino com segurança.
Isso inclui verificar vários itens para checar as condições do veículo, reduzindo as chances de acidentes e ou de ficar parado no meio da estrada, situação que também expõe a riscos. A forma simples e direta com que a listagem é oferecida ao cidadão facilita a checagem.
A precaução deve fazer parte da bagagem do cidadão para que a viagem de férias não vire um pesadelo. Planejamento deveria ser um hábito do cidadão, não apenas no trabalho ou na escola, mas fazer parte do dia a dia, pois favorece alcançar um objetivo que, nesse caso, é uma viagem de lazer, com segurança na ida e no retorno.

Deixe seu comentário