Países que hoje são desenvolvidos começaram pelo sistema de ensino. Temos vários exemplos, como a Coréia do Sul e o Japão, entre outros, que após valorizarem e investirem em educação chegaram ao pleno desenvolvimento. A educação no Brasil precisa ser revista e tratada com seriedade, começando pela valorização e remuneração digna dos professores, investimentos em escolas, etc.
Um outro ponto que acho importante é a prática de esportes nas escolas, em um tempo maior, principalmente os esportes de competição, que iriam unir mais as turmas. O esporte é um ótimo exercício para a formação do caráter, espírito de corpo, engajamento, etc. Muitas crianças e adolescentes, ao adquirirem esta prática, ficariam longe das drogas, teriam uma relação mais saudável com a escola, colegas e professores. A construção de ginásios em todas as escolas seria necessária, assim como a compra do material esportivo. Ainda, a prática dos esportes que os alunos gostam estaria vinculada a boas notas escolares em todas as disciplinas, o respeito entre eles e com os professores. É claro que muitas escolas cultuam tal prática esportiva e, com certeza, o ambiente é mais tranquilo e harmonioso. Estes esportes poderiam acontecer em um turno inverso, sendo necessário apenas um ginásio e um profissional de educação física.
Os governos federal, estadual e municipal têm de se unir e cada um contribuir em conjunto na melhoria do ensino, pois traz benefícios a todos. Crianças e adolescentes gostam de competir, buscam superação e muitas vezes recorrem ao videogame que, na maioria dos jogos, cultua a violência e não contribui positivamente para seu desenvolvimento.

Deixe seu comentário