Ninguém renasce no mundo físico para sofrer, senão para reeducar-se, para recuperar-se dos delitos infelizes, para crescer, na direção de Deus.
A nossa vinda ao Planeta Terra é feita com base numa programação para o êxito, para a vitória. Ainda que o sofrimento seja uma realidade, que não se pode negar e atinge a todos nós. As situações dolorosas que todos experimentam não se constituem em finalidades da existência, mas apenas num mecanismo da existência, para correção de caminhos quando nos distanciamos da rota da felicidade que Deus traçou para todos nós.
A lição Espiritual ensina que temos três grandes objetivos em nossa passagem pelo Planeta Terra: 1º: Reeducação; 2º: Recuperação; 3º: Crescimento Interior.
Segundo a Doutrina Espírita, invertendo um pouco a ordem acima exposta, poderíamos rapidamente resumir dizendo que:
A) Nascemos para nos recuperar dos erros cometidos em existências passadas;
B) Essa recuperação se fará pela reeducação dos nossos sentimentos;
C) A realização das etapas anteriores, automaticamente, nos fará crescer na direção de Deus. Os problemas que hoje nos cercam estão localizados nas áreas em que precisamos realizar o processo a que acima nos referimos: Reeducação, Recuperação e Crescimento.
Como Deus é bom e misericordioso, nossa volta ao Planeta é programada para que toda desarmonia seja superada. E é possível supor que nós voltamos na condição de acertarmos nossos erros e assim viver felizes e em Deus. Estamos vivendo em regime de recuperação espiritual. E faremos isso reeducando os nossos sentimentos. Se ontem fomos egoístas, hoje nos reeducamos para sermos mais amorosos; se ontem fomos orgulhosos, hoje nos reeducamos para sermos mais humildes; se ontem fomos agressivos, hoje nos reeducamos para sermos mais pacíficos; se ontem estivemos muito distante, hoje nos reeducamos para sermos mais próximos.
Aquele comportamento que aquela pessoa reclama de nós, muitas vezes é o comportamento que não tivemos com ele(a) ontem. O sentimento que faltou no passado é o sentimento que a situação provacional de hoje está nos exigindo ter. E, assim agindo, reeducando-nos, estaremos crescendo na direção de Deus, o que significa, em última análise, crescer na direção do amor, que nos faz felizes. Quantas vezes o problema é o próprio socorro que Deus nos dá, para nos livrar de um mal maior.

Deixe seu comentário