O Kinder Ovo, na verdade, quando foi feita a pesquisa, só estava disponível em embalagem com dois. Isto significa que, além de estar diante de uma venda “casada”, o preço que o consumidor paga, na verdade, é R$ 10,98, uma alta de 175,88%.

Vale lembrar, ainda, que o consumidor deve estar atento na hora das compras, para não pagar preços distorcidos e, principalmente, não adquirir o que não precisa, assinar contratos que não deseja e para não cair em ciladas como a venda casada, de seguros e cartões, dentre tantas outras. Refrescar a memória é importante, especialmente quando se trata de relações de consumo, de modo especial para nós, brasileiros, que temos fama de esquecidos ou desmemoriados, razão suficiente para alguns exercícios que visam comparar, por exemplo, os preços praticados de alguns produtos bastante conhecidos, como forma de fornecer parâmetros de como andam as coisas em diferentes ramos de negócios e como isto se reflete no bolso do consumidor.

Como a publicidade não se preocupa com o que é útil para o consumidor, mas com o que impulsiona as vendas, ou seja, o foco dos marqueteiros é alavancar os lucros do fornecedor, a coluna vai no sentido inverso, procurando fornecer um olhar diferenciado e de caráter informativo.

As referências abaixo buscam, portanto, incentivar pesquisas e comparações, inclusive nas notinhas de aquisições anteriores, que ajudarão a fazer a escolha na hora das compras.

Então, relembrando: o valor do Salário Mínimo Nacional, em 1994, era R$ 64,70. Em 2014, R$ 724,00. Em 2017, é R$ 937,00.
A variação do Salário Mínimo, de 2014 para 2017, foi de 29,42%.

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