Crédito: reprodução internet

Quem não conhece esse vegetal tão versátil? Vindo do pepineiro, ele combina com sanduíches, em conserva, cozido, nos sucos e como salada. E o que muitos não devem saber, é que ele é um super aliado do organismo, principalmente no Verão. Confira alguns benefícios trazidos pelo alimento.

Diurético
O pepino é um diurético natural, ajudando, também, na dissolução de cálculos renais e no controle da pressão arterial. Além disso, tonifica órgãos como o fígado, os rins e vesícula. Cabelos e unhas também são beneficiados com suas propriedades, e os índices de potássio e magnésio que apresenta trazem flexibilidade aos músculos.

Tipos mais comuns
Aqui no Brasil, os tipos mais comuns são o aodai, aquele que se encontra em qualquer hortifrúti, o caipira, que é menor e tem a casca mais rajada e o japonês, extremamente versátil para utilização em conservas.

Picles
E quem nunca ouviu falar do famoso Picles, que também inclui o pepino? Do inglês pickles, que por sua vez deriva do holandês pekel, essa é uma forma de conservar os vegetais em vinagre, sal ou açúcar. No Japão, o picles de pepino é conhecido como sunomono e ao lado do molho de soja é o tempero comum para suhis e sashimis.

Cascas e sementes
Tudo pode ser aproveitado nesse alimento. Cascas e sementes não devem ser descartadas e são riquíssimas em fibras e betacaroteno, que ajudam na saúde dos olhos, intestino, pele e cabelos. A polpa contribui para melhora da circulação sanguínea, por ser pobre em gorduras e rico em água.

Baixas calorias
O vegetal possui baixas calorias, principalmente por ser muito rico em água. Também por isso ele ajuda no emagrecimento, além de trazer sensação de saciedade ao organismo. O pepino é rico em muitos minerais e antioxidantes, que são indispensáveis para a boa saúde celular e da pele.

Conservação
Para conservar o produto, o indicado é mantê-los sob refrigeração, em sacos plásticos com pequenos furinhos. Esse detalhe aumenta a vida útil da conserva. Para evitar qualquer contágio, quando consumidos crus, os pepinos devem ser devidamente higienizados.

Sucos
Para o verão, saladas e sucos detox, com couves e cenouras, são uma ótima pedida! Experimente o alimento em outras receitas que não em conserva ou salada.

No combate ao câncer
Por conter em seus nutrientes flavonóides e lignanas, oxidantes poderosos, ele é importante quando o assunto é combate ao câncer. Essas substâncias são aliadas contra a doença.

Deixe seu comentário