Mais do que causar uma boa impressão, os dentes brancos indicam que a saúde bucal está em dia. Para ter esse resultado, é necessário manter uma rotina rigorosa de cuidados. Caso contrário, você está sujeito a sofrer de um dos males mais comuns e que comprometem a aparência e o bom funcionamento da boca: a placa bacteriana.

A doença é reflexo do acúmulo de bactérias que formam uma camada pegajosa, consistente e sem cor na superfície dos dentes. Há alguns alimentos que também interferem na qualidade do sorriso. O café é um deles, pois possui tanino – polifenóis de origem vegetal – que mancha o esmalte dos dentes e também as próteses. Não é porque gelo é feito geralmente só de água – sem aditivos – que faz bem aos dentes. Esse item também é um inimigo, e mordê-lo pode expor sua saúde bucal aos riscos.

Comer uvas-passas, damascos, bananas-passas, ameixas e tâmaras em grandes quantidades pode resultar em problemas também. Isto porque, durante o processo de desidratação da fruta, o açúcar fica muito mais concentrado, alimentando as bactérias presentes na boca. O resultado é um aumento na produção de ácido – que ataca primeiramente o esmalte dos dentes, podendo resultar em lesões de cárie e outros problemas orais mais graves.

Quem costuma ingerir uma taça de vinho como acompanhamento de refeições está numa margem segura e com risco bastante baixo de alcoolismo. Mas quem exagera nas doses diárias de bebidas alcoólicas está se expondo a várias doenças, inclusive as bucais, pois tem o volume de saliva reduzido – o que também contribui para doenças periodontais.

Os refrigerantes, de fato, são péssimos à saúde. Os normais – Guaraná e Coca-cola – praticamente lavam a boca com açúcar. Isso é considerado um verdadeiro banquete pelas bactérias, que se reproduzem numa velocidade muito mais rápida e destroem o esmalte, podendo atingir a dentina e a polpa se não houver prevenção adequada. Além disso, o gás dessas bebidas é ácido, o que também influencia no aumento da quantidade de bactérias presentes na boca.

A maioria das pessoas não imagina que comer pão branco pode ser comparado a comer todo tipo de balas e guloseimas. Ao mastigar uma fatia de pão, as enzimas presentes na saliva quebram o amido, transformando tudo em açúcar imediatamente. E açúcar é sinônimo de cárie. Vale dizer que bolachas, batatas fritas e outros tipos de salgadinho resultam em lesões de cárie se não ocorrer escovação adequada.

Deixe seu comentário