Nas temperaturas geladas que têm feito, nenhum prato foi mais preparado em casa ou solicitado em restaurantes que as sopas. E são tantas as opções deliciosas que, para várias famílias, muda a receita, mas são sempre os caldos a reinar na refeição noturna. Uma ótima notícia: sabendo preparar e escolhendo bem os ingredientes, as sopas são ótima opção nutricional.

Sopas saudáveis são aquelas preparadas com ingredientes naturais e que reúnem fontes de diferentes nutrientes. Isso significa que aquelas de “pacotinho” sejam as fervidas ou as “de caneca” são péssimas opções. Elas contêm quase nada de nutrientes, muitas calorias vazias e sódio em excesso.

No inverno é comum grande parte da população reduzir o consumo de verduras e legumes porque, consumidos frios, não são apetitosos. Quem quer aquela salada de cenoura quando a temperatura está menos de 5 ºC? Mas na sopa ela fica deliciosa.

Não necessariamente uma sopa é saudável ou “amiga da dieta”. Tudo depende dos ingredientes e da quantidade consumida. Por exemplo, se você está numa dieta de baixa caloria, é bom excluir o bacon da sopa de ervilha. Se o objetivo for reduzir carboidratos, melhor deixar a canja de galinha para outro momento, afinal, esse prato costuma conter batata e arroz.

Faça escolhas certas na hora de definir os ingredientes. Carnes gordas, muita massa e acréscimo de creme de leite na preparação, ou, aquele queijo amarelo salpicado na hora de servir, deixam uma sopa extremamente pesada. Mas o uso de legumes variados, acompanhados dos temperos corretos pode deixar o prato levinho. Já experimentou colocar raspas de gengibre? O sabor fica especial. Salsão, inhame e alho poró são outros ingredientes às vezes esquecidos e que podem lhe surpreender o paladar.

Entre as opções de sopas mais consumidas, a de capeletti é a mais calórica. A porção de 200g tem, em média, 275 calorias. A porção de canja de galinha tem 210 calorias. A sopa de cebola tem 190 calorias. O creme de ervilha, sem bacon, tem 165 calorias. Já a sopa de legumes varia conforme as suas verduras favoritas, mas, em média, cada porção tem 170 calorias.

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