Amigas do Peito realizará atividade em alusão ao Dia Estadual de Luta Contra o Câncer de Mama Foto: Reprodução internet

Na próxima quarta-feira, 18 de julho, é celebrado o Dia Estadual da Luta Contra o Câncer de Mama. O grupo montenegrino Amigas do Peito, promovido pela Unimed Vale do Caí, realiza na véspera, dia 17, uma caminhada alusiva à data. As integrantes, após a sua reunião semanal, por volta das 15h, sairão pelo Centro distribuindo material informativo.

O dia 18 de julho tornou-se Dia da Luta contra o Câncer de Mama em 2004, quando a lei foi sancionada pelo então governador do RS, Germano Rigotto. A data foi escolhida, pois foi em 18 de julho de 2002 que a vereadora do município de Imbé, Nilza Costa Godoy descobriu precocemente um câncer de mama e adotou os procedimentos necessários recomendados pelos médicos, impedindo o avanço da enfermidade. O objetivo da criação de uma data oficial era de mobilizar a comunidade gaúcha para ações visando a prevenção da doença.

As Amigas do Peito se reúnem semanalmente na Operadora Unimed, localizada na rua Osvaldo Aranha, 1315, sempre às terças-feiras, das 14h às 15h. As atividades são abertas a qualquer mulher que esteja em tratamento contra o câncer de mama ou tenha superado a doença, independente de ser ou não integrante do plano de saúde. Não há custo nem necessidade de inscrição prévia. O grupo é coordenado pela psicóloga Paulina Pölking.

O objetivo da caminhada com divulgação de informações é alertar a população feminina sobre a realização de autoexame, de mamografia e de consultas periódicas no ginecologista e assim incentivar a prevenção. Um lembrete para que toda mulher tire um tempo para preservar a sua saúde. O Amigas do Peito é formado por mulheres que tiveram o diagnóstico de câncer de mama. Elas podem estar em tratamento ou já ter vencido a doença. Nas reuniões semanais elas trocam vivências e auxiliam umas às outras a superar o câncer.

Deixe seu comentário