pouring olive oil from glass bottle against white background

Extraído a partir das azeitonas, o azeite de oliva é utilizado na culinária e em cosméticos. Apreciado por muitos por seu gosto e aroma marcantes, ele oferece uma série de benefícios para a saúde devido ao seu valor nutricional. Mas atenção às calorias. O azeite de oliva é utilizado na preparação de massas, peixe, saladas e carne e deve estar presente, com moderação, na rotina alimentar. Confira mais algumas informações:

O azeite de oliva é rico em calorias. Uma colher de sopa tem 120kcal. Porém, ele é fonte de gorduras boas, principalmente ácidos graxos monoinsaturados.

Ele ajuda na redução do colesterol ruim (LDL), reduzindo assim o bloqueio de artérias. Também é fonte de antioxidantes vitamina E, que ajuda a manter o coração forte.

A presença de gorduras monoinsaturadas do azeite de oliva colabora na diminuição do déficit cognitivo. Ou seja, é benéfico na prevenção de muitos problemas relacionados ao cérebro como o desequilíbrio das funções do sistema nervoso.

Atenção para qualidade: recentemente, testes demonstraram que grande parte do azeite de oliva comercializado no Brasil é de baixa qualidade. Em vários casos havia fraude, com adulteração do produto, que recebia mistura de outros óleos. Antes de comprar, pesquise sobre as marcas e desconfie de preços muito menores que os praticados pelo mercado.

O azeite extra virgem é benéfico para a pele. Tem propriedades anti-inflamatórias e podem reduzir rugas e o envelhecimento precoce da pele. Não ao acaso, a indústria da beleza o utiliza como hidratante. Devido às suas propriedades que ajudam na formação de uma camada protetora, é um hidratante natural.

Deixe seu comentário