São 20 leitos para pacientes do SUS e dois para atendimentos a particulares. Crédito: divulgação HCPA

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) anunciou essa semana possuir uma unidade para atendimento de dependentes químicos, seja em regime de internação ou ambulatorial. Localizada na Unidade Álvaro Alvim (UAA), a Unidade de Internação para Tratamento de Alcoolismo e Dependência Química oferece um Programa sistemático, encontrado em poucas instituições.

A unidade atende exclusivamente homens que desejam se internar voluntariamente. Eles recebem tratamento para desintoxicação e/ou reabilitação. São 20 leitos para pacientes do SUS e dois para atendimentos a particulares, que geram receitas aplicadas em melhorias no próprio hospital.

Além da internação, o HCPA também oferece um serviço de hospital-dia, na UAA, para pacientes homens e mulheres. A indicação da modalidade é feita pela equipe do Programa, que define o conjunto de tratamentos mais indicado para cada caso (como dinâmicas de grupo, atendimento individual, psicoeducação, atividades físicas e práticas corporais). O atendimento é particular, por diárias, e acontece em horário comercial, ou seja, o paciente volta para casa no mesmo dia. No momento, estão sendo oferecidas quatro vagas por dia.

Deixe seu comentário