Amigas do Peito, câncer de mama, câncer, oncologia, Unimed, Vale do Caí
Amigas do Peito, câncer de mama, câncer, oncologia, Unimed, Vale do Caí. Foto: Divulgação/Amigas do Peito Unimed Vale do Caí

O grupo Amigas do Peito, promovido pela Unimed Vale do Caí, realizou na última terça-feira, 26, um encontro diferente. Comemorando o dia de São João Batista, padroeiro de Montenegro, o encontro teve a temática “Arraial das Amigas do Peito”, e ocorreu no quiosque da Unimed Vale do Caí.

A psicóloga, psicanalista e coordenadora do grupo Paulina Pölking destaca que a proposta do Amigas do Peito – que está em seu 11º ano de atividade dentro do Programa de Medicina Preventiva – é de acolher e fortalecer emocionalmente as mulheres com diagnóstico de câncer de mama, assim como também ampliar informações necessárias sobre o adoecer e os tratamentos. Isso é feito através de palestras com profissionais, e também do oferecimento de um espaço de confraternização. “Comprovando que ambientes alegres geram saúde e que saúde é uma aquisição ampla que envolve a estrutura física e a emocional. Festejar promove saúde, laços de amizade solidificam a estrutura da saúde humana”, diz ela.

Amparado na importância do bem conviver, o programa de trabalho com o grupo reforça e amplia tais práticas embasadas na descontração. A diversão e o brincar são elementos constantes, enfatizando, porém, a necessidade de cuidado e responsabilidade com a saúde e definindo a importância do trabalho de prevenção, outro objetivo do grupo Amigas do Peito Unimed. “Com um diagnóstico precoce, são grandes as chances de cura! Ficando o índice em torno de 95% de sucesso mediante à adesão aos tratamentos”, finaliza Paulina.

As Amigas do Peito se reúnem semanalmente na Operadora Unimed, localizada na rua Osvaldo Aranha, 1315, sempre às terças-feiras, das 14h às 15h. As atividades são abertas a qualquer mulher que esteja em tratamento contra o câncer de mama ou tenha superado a doença, independente de ser ou são integrante do plano de saúde. Não há custo nem necessidade de inscrição prévia.

Deixe seu comentário