Programe na sua agenda: de 11 a 22 de maio, o Museu de Anatomia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) estará com exposição anual. O horário de visitação é das 9h às 21h, de segunda a sexta, e das 9h às 17h aos sábados. Completando 10 anos em 2018, a mostra é temporária e vem ao encontro da evolução histórica do mundo da anatomia.

As peças expostas no museu são preparadas pelos alunos e professores da disciplina de Anatomia durante a “Oficina de Dissecação”. O projeto tem o intuito de promover o ensino e o aprofundamento do conhecimento em anatomia e técnicas de dissecação através da produção de peças anatômicas diferenciadas. O material produzido, além de ser exposto no Museu, é utilizado como material didático durante as aulas práticas.

A exposição Museu de Anatomia ocorre na própria universidade, com acesso pelo quarto andar do prédio dois. Outro ponto importante é que os grupos com mais de 10 pessoas deverão ter suas visitas agendadas através do e-mail museudeanatomiaufcspa@gmail.com.

O museu
Este ambiente descontraído, erudito e atraente se configura como oportunidade ímpar para despertar curiosidade e estimular o aprofundamento dos conhecimentos anatômicos. De encontro à história da anatomia, o Museu de Anatomia da UFCSPA é uma exposição temporária, anual. Embora na atualidade a anatomia venha sendo tratada como um conhecimento técnico, em tempos passados observou-se uma relação estreita desta com a arte e o conceito de beleza. Artistas como Leonardo da Vinci e Michelangelo descreveram com precisão e transformaram em obra de arte o corpo humano e seu esqueleto, músculos, nervos, vasos sanguíneos e diferentes órgãos. Andreas Vesalius, autor de um dos primeiros tratados anatômicos, “De Humani Corporis Fabrica” (1543), ilustra bem a união da ciência com a arte em torno da anatomia.

Agendamentos
Para solicitar o agendamento da visita para a sua escola ou grupo maior de pessoas, é necessário entrar em contato pelo e-mail museudeanatomiaufcspa@gmail.com. O prazo de agendamento encerra em 4 de maio. O ingresso opcional é 1kg de alimento não perecível.

Deixe seu comentário