Foto: Divulgação

“ETNOS – faces da diversidade” é a nova exposição do espaço Santander Cultural, em Porto Alegre. A mostra conta com uma coleção de máscaras de várias etnias e culturas, além de máscaras de cinema, da música, de cosplay e da cultura pop. A curadoria é de Marcello Dantas.

A exposição, aberta para visitação até o dia 7 de outubro, é inspirada na abordagem do mitólogo Joseph Campbell, autor de “O poder do mito” e “O herói de mil faces”. O objetivo da exposição é reconhecer, por meio de máscaras, a diversidade cultural do planeta ao mesmo tempo em que identifica coisas em comum na essência humana. Para isso, 173 peças estão expostas, representando vários lugares do mundo.

Os visitantes encontram máscaras ritualísticas africanas, figurinos do teatro Nô japonês, máscaras do Carnaval Veneziano e Colombiano, máscaras das culturas coreana, chinesa e indígena das Américas. Entre as peças da cultura pop, o destaque fica com itens originais da artista irlandesa Björk e da dupla de música eletrônica Daft Punk. “ETNOS – faces da diversidade” pode ser conferido de terça a sábado, das 10h às 19h, na rua Sete de Setembro, 1028, no Centro Histórico de Porto Alegre. A entrada é gratuita.

Deixe seu comentário