Foto: Arquivo do Jornal Ibiá

Andar a pé ou de bicicleta, correr, ou simplesmente observar a bela paisagem em silêncio ou num bate-papo com amigos. O Rio Caí é um convite ao contato com a natureza e o mês das crianças é um motivo a mais para levá-las a aproveitar um dos mais belos cartões postais do município.

Moradora do bairro Ferroviário, Luciana Oliveira, 34 anos, gosta de tomar chimarrão no final da tarde no Cais Porto das Laranjeiras. Ela observa a beleza do lugar e acredita que deveria ser mais bem cuidado e valorizado pelos montenegrinos. Seu filho Gabriel, 8 anos, também aproveita. “Ele gosta de ir lá, brincar, andar de bicicleta”, acrescenta a mãe. No inverno e no verão, o menino não dispensa um passeio na beira do Rio, alguns registrados em fotos, como nessas enviadas ao Ibiá que, em alusão ao mês das crianças, está mostrando um pouco da relação do Caí com os pequenos montenegrinos.

 

Moradora do bairro São Paulo, Aline Freitas, 20 anos, têm boas lembranças de sua infância e dos passeios junto ao Rio Caí. Uma dessas ocasiões foi registrada nas imagens enviadas, onde estão também sua irmã Alessandra Freitas e amiga Suélen Campos, atualmente com 19 e 20 anos respectivamente. O registro foi realizado há quase 10 anos, em 2008, em um dia de lazer e brincadeiras na beira do rio. “Foi um momento bom”, resume.

Hoje Aline já não visita o local com a mesma frequência de quando era criança, mas gosta de tomar chimarrão na beira do Cais. Para ela, é um privilégio a cidade dispor de um local assim na área urbana, mas acredita que deveria haver mais preocupação com a segurança. “O lugar deveria ser mais organizado”, acrescenta.

 

Estimular as brincadeiras ao ar livre, correr entre as arvores, observar animais, ter contato com a terra, passear por trilhas a pé ou de bicicleta em meio ao verde, sentir e entender a importância do que os adultos falam sobre preservação ambiental. Com esse propósito, a Alana, uma instituição nacional sem fins lucrativos desenvolve o programa Criança na Natureza. A ideia é favorecer que os pequenos cresçam e se desenvolvam em contato direto com o meio ambiente, longe dos tablets, smartphones e do sofá em frente à televisão.

Aproveitando o mês das crianças, o Ministério do Meio Ambiente divulgou o programa como um convite a um contato maior com natureza. Em Montenegro, o Rio Caí é um atrativo natural, mas há outros espaços que proporcionam essa relação mais próxima com a natureza. O Parque Centenário e várias praças de bairros são alguns exemplos.

Deixe seu comentário