Padronização nos uniformes e EPI’s para a equipe do bloco cirúrgico do hospital

O avanço tecnológico é constante no bloco cirúrgico do Hospital Unimed Vale do Caí, que está preparado para procedimentos de pequena, média e alta complexidade. As melhorias no espaço, no entanto, incluem reformas e adequações que garantem um ambiente mais seguro e humanizado.

A coordenadora do Centro Cirúrgico (CC) e Centro Obstétrico (CO), enfermeira Débora Flach Heineck observa que o hospital vem acompanhando a evolução tecnológica na área de saúde, garantindo atendimento de qualidade à demanda do HUVC. “Conseguimos atender quase todas as especialidades”, resume. Ao longo de 2017 foram realizadas 6.743 cirurgias e 631 partos. São três salas de cirurgia no CC, e duas, para partos, no CO. Na estrutura do bloco cirúrgico, há o centro de materiais e esterilização, fundamental para os processos de limpeza, esterilização e rastreabilidade para a realização dos procedimentos com segurança conforme resolução (RDC 15) e as Boas Práticas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entre os investimentos mais recentes no hospital, está a aquisição de equipamentos para melhor atendimento nas especialidades de urologia com uso de laser. Ela menciona ainda a aquisição de Arco em C de maior potência para qualificação das imagens e exames para uso em cirurgia vascular e neurocirurgia.

Houve ainda reforma e adequação na área de circulação do bloco, além de mudança nos processos assistenciais com implementação de protocolo de cirurgia e de parto seguros, conforme normas da OMS. Débora complementa, que dessa forma há maior segurança e qualidade nos serviços do bloco, evitando eventos que possam causar algum dano ao paciente cirúrgico, e falhas relacionadas aos processos assistenciais.

Há padronização nos uniformes e equipamentos de proteção individuais (EPI’s), conforme previsto na norma regulamentadora (NR) 32. E, para os familiares do paciente, foi criado um ambiente humanizado na sala de espera, com bebedor e TV a cabo instalados.

A sala de recuperação do bloco cirúrgico recebeu melhoria na qualidade de atendimento com a instalação de box individual para os pacientes, proporcionando privacidade e maior humanização. Reformas e troca de mobiliário no Centro Obstétrico também garantiram um ambiente mais acolhedor.

Deixe seu comentário